quarta-feira, 9 de maio de 2012

O momento é de crise


Publicado originalmente no blog Uma casca de noz

O Partido Neonazista Chryssi Avghi (Amanhecer Dourado) conseguiu uma vaga no Parlamento grego.
O espaço aparece num momento critico da economia europeia, e no caso, em especial da economia grega. O país se afunda em crise e a população não vê alternativa quanto a política atual.
A ideia xenófoba ganhou adeptos e a postura “linha dura” contra a crise já se apresenta como opção para alguns gregos.

É inevitável as comparações com os grandes ditadores, em especial de Adolf Hitler, já que falamos de um neonazismo. Agora, me permito pensar: até que ponto essa “liberdade partidária” ou liberdade de expressão, como preferirem, deve ser aceitável?

Segundo Caio Prado Jr., no seu livro “O que é liberdade”, no atual sistema neoliberal nossa liberdade se limita em relação a liberdade do outro, ou seja, sou livre até o ponto onde não prejudico sua liberdade, claro que isso tem falhas como destacado no trecho do livro: “Esquecem-se contudo no argumento, ou fingem esquecer, o outro lado da liberdade de cada indivíduo, e que é “liberdade” dos outros que a contrabalança; e que se tem por titular um indivíduo desproporcionalmente mais forte (situação que é da essência de uma sociedade em que ombreiam possuidores e não possuidores) pode anulá-la por completo, e de fato a anula.”. Mas não é esse o ponto central do texto.
O importante aqui é discutir até que ponto se justifica a liberdade desse partido. Não posso simplesmente fazer referencia a um dos piores momentos da nossa história (Nazismo) sem que nada seja feito.
Aqui não estamos mais falando de direita ou esquerda, mas de xenofobia, de racismo e todas outras violações dos direitos humanos. A história vem para provar que momentos como esses, de crise, são delicados e tem força para despertar preconceitos e ações extremistas.
Permitir que partidos como esse surjam é se permitir cometer os erros passados.
O momento é de crise, precisamos ficar atentos!

“Quem se queixa do presente e teme o futuro, corre o risco de se refugiar no passado – onde se abrigam os fantasmas de Hitler e Mussolini”  Frei Betto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário