terça-feira, 22 de maio de 2012

Eleição de Lula: um marco na história brasileira


Quando o assunto é política e o nome do Lula aparece, costumo dizer que, se ele, assim que eleito, partisse para uma viagem de quatro anos, sua eleição já seria, por si só, um marco na história brasileira.
A figura de Lula tem uma importância que muitas vezes passa despercebida por grande parte da população. Como falei, não estou aqui defendendo os oito anos de governo, mas sim o fato de ter sido eleito.
Basta olhar para o passado e traçar um histórico de todos nossos presidentes. A escolha partiu sempre de uma minoria que influenciou a maioria. Após o regime militar, mais de 20 anos de regime autoritário, o povo esqueceu que tinha voz, que tinha opinião. É só olhar os presidentes Collor e Fernando Henrique, dois “engravatados” que traziam em sua imagem, de intelectual da elite, a melhor opção para o Brasil.
O próprio Lula, em uma de suas falas, que tive o prazer de presenciar, disse que uma de suas maiores dificuldades era convencer o eleitor de votar em alguém como ele, um trabalhador. O povo não se achava merecedor...
Mas em 2002, finalmente, conseguiu se eleger. Depois de muito tentar, Luiz Inácio foi presidente do país, o povo votou e elegeu o ex-metalúrgico, líder sindical e retirante nordestino.
Aproveitando o gancho, uma breve história sobre a palestra deLázaro Cárdenas, cônsul cubano, que assisti no sindicato dos jornalistas, em São Paulo.
Na ocasião o cônsul disse que em Cuba a impressão é que agora tínhamos um comandante. Fazendo referencia a Fidel Castro, que mesmo com toda a campanha midiática contrária, se vale do carinho da grande maioria dos cubanos... Não foi um comandante como Fidel, que tinha essa imagem por conta da guerrilha, onde realmente era o comandante das tropas, mas a relação se deu enquanto a proximidade com o povo. Lula foi o grande comandante dos trabalhadores desde as greves do ABC.

Por isso volto a afirmar, sua eleição é um marco, um dos maiores do país e, sem dúvida, o maior depois da volta à democracia. Ainda acho que daqui uns anos, arrisco dizer uns dez, Lula será considerado um dos maiores presidentes do Brasil, mesmo sabendo que boa parte da população já divide comigo essa opinião...

Nenhum comentário:

Postar um comentário