segunda-feira, 12 de julho de 2010

Veja mais uma vez.


Sei que será redundante, que já falei isso diversas vezes, mas a cada capa da Veja, mais minhas convicções aumentam. Não é possível. Quando penso que atingiram o auge, o ponto extremo da imparcialidade camuflada, eles se superam.
A última capa da Veja “ O monstro do radicalismo, a fera petista que Lula domou agora desafia a candidata Dilma” foi a prova maior do nível de uma das revistas de maior circulação no Brasil. Foi dada a largada para a Campanha eleitoral. E depois disso, já sabemos o nível da campanha...
Primeiro: não vejo problema algum em uma revista assumir um lado e se dizer mais favorável ao candidato A ou B, como foi o caso da Carta Capital, comentado aqui. A diferença é, A Carta Capital assumiu sua posição e deixou claro “nós apoiamos o candidato tal” e nem por isso condenam o adversário a qualquer custo, e nem deixam de falar dos erros que o candidato que estão apoiando comete.
Segundo: Quando a revista não assume um lado, automaticamente ela deve buscar sempre a imparcialidade, que significa não julgar ninguém de acordo com sua ótica, mas sim contar os fatos como são. Só que a Veja, com toda sua experiência, não sabe disso. Ela usa de seu tamanho e abrangência nacional para impor sua opinião como verdade absoluta, e não se preocupa em fazer isso com os dois lados, ou reconhecer quando alguma coisa dá certo. È uma perseguição clara e de baixo nível.
Quando a Carta Capital declarou seu apoio a Dilma ela não se preocupou em colocar um tucano assassino na capa comendo professores do lado de diversos pedágios roubando nosso dinheiro, seguidos de um titulo assustador que farão você ter medo de qualquer tucano que ver a partir daquele momento. Ela simplesmente colocou a foto de Dilma com a frase “A mão de Lula, O plebiscito vai se confirmando e o presidente transfere votos acima do que muitos imaginavam. Leia: Por que apoiamos Dilma.”
Acharam nessa frase a “terrível ameaça tucana que está por vir”? Ou alguma acusação do Serra, “o perseguidor de professores”? É essa a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário