segunda-feira, 26 de julho de 2010

A realidade adverte: autoritarismo demais prejudica a população.

Eu defendo algumas posturas mais radicais dentro da sociedade e da política. Acho que os radicais servem como contrapeso em atitudes conservadoras que visam exclusivamente o bem estar da minoria. Mas acho que essa postura deve ser cuidadosa.
Acho que caminhamos graças a dialética estabelecida entre forças opostas, que constroem uma realidade balanceada entre radicais e conservadores.
Porém, algumas atitudes na Venezuela me preocuparam. O radicalismo exacerbado do Presidente Hugo Cháves muitas vezes passa por cima da vontade da população. Comum em regimes ditatoriais.
Ontem, o presidente ameaçou acabar com o fornecimento de petróleo venezuelano para os EUA caso a Colômbia ataque a Venezuela. Isso se deu graças a tensão entre os dois países (Colômbia e Venezuela) depois das acusações de que Caracas abriga guerrilheiros da Farc.
O estopim, pra mim, da ameaça foi a fala do presidente: "Se houver qualquer agressão armada contra a Venezuela, vinda do território colombiano ou de qualquer outro lugar, causado pelo império ianque, suspenderemos os carregamentos de petróleo aos EUA, mesmo que tenhamos de comer pedra aqui”.
Quando ele diz: “mesmo que tenhamos de comer pedra aqui” é ELE quem está falando, por acaso ele sabe se é essa a vontade da população?
Sei que governar é fazer escolhas, e muito além disso, é representar a população, a vontade do povo, porém, essas escolhas radicais não devem ser tomadas sem um consentimento comum. Ele pode estar condenando a Venezuela, e consequentemente o povo Venezuelano, a uma crise. Afinal de contas, 65% do petróleo Venezuelano vão para os EUA.
Alguns analistas dizem que toda essa disputa com a Colômbia é só para desviar a atenção da população para os problemas que o país vem enfrentando a dois meses das eleições legislativas, consideradas cruciais para seu projeto bolivariano.
Mas tenho que admitir, embora não concorde com alguns meios utilizados por Cháves, que seu projeto é de extrema importância para o fortalecimento da América Latina. Os latinos americanos devem se unir e aplicar políticas que fortaleçam esse movimento. Como acontece no atual governo brasileiro.
A aproximação dos países Latinos, o fortalecimento de suas economias, um maior investimento em infra-estrutura e implantação de programas sociais que visam uma melhor condição para o povo são alguns dos exemplos de política que devem ser mantidas ou implantadas para que aconteça esse fortalecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário