quinta-feira, 29 de julho de 2010

“Lutar pela politização da vida é lutar por outra comunicação.”

Li essa semana um excelente texto que saiu no site da revista “Caros Amigos”. No texto o professor João Sicsú comenta sobre a despolitização do debate eleitoral e do papel da mídia nesse processo.
Dentre alguns exemplos ele cita o termo “pós-Lula”. Quando pensamos no período PÓS Lula esquecemos de avaliar o governo PRÉ Lula, e consequentemente se esquece de comparar o governo de FHC, onde Serra era ministro, com o governo Lula, onde Dilma foi ministra. Ou seja, o termo pós-Lula limita a escolha de um melhor gerente para administrar o país. E essa nivelação por baixo se dá pois o marketing tucano sabe que a comparação favorece Lula e sua candidata.
Esse é só um termo usado pela mídia, que já muda todo um processo de interpretação. Na matéria em questão mais termos são abordados, só citei esse como exemplo pois achei interessante a responsabilidade atribuída a palavra “pós e pré” podendo condicionar um pensamento.
Agora, é repugnante ouvir a mídia dar notícias falando sobre a desilusão dos jovens com a política como se ela não tivesse papel fundamental nessa história. Alguém espera uma conscientização política depois de seis horas de novela por dia, carregadas de individualismo e violência?
Os próprios currículos das faculdades estão se tornando cada vez mais técnicos e menos reflexivos, graças a pressão das empresas de comunicação.

“Lutar pela politização da vida é lutar por uma outra comunicação.”


A matéria completa:
http://carosamigos.terra.com.br/index_site.php?pag=materia&id=233

Nenhum comentário:

Postar um comentário