quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Mais aumentos, e melhorias... nada


O transporte PÚBLICO é um direito de todos, e tem o dever de prestar esse serviço da melhor maneira possível, e de modo justo. Em teoria poderíamos falar que o fato de cobrar tarifas por esse serviço vai contra o direito de ir e vir de cada cidadão, a tarifa limita, exclui, seleciona quem tem ou não esse direito, mas acho improvável, e por hora um tanto extremista, não cobrar pelo transporte público.
Mas a discussão em questão são os aumentos excessivos das tarifas. A princípio o ônibus passou a custar 3 reais, agora o metrô e o trem que passaram de R$ 2,65 para R$ 2,90, um aumento de 9,43%!
Fora o aumento estar acima da inflação, o transporte continua precário, são poucos ônibus, trens e metrôs. A quantidade não atende a população. Essas melhorias já são exigidas há tempos, mas a resposta que por enquanto estão nos dando é o aumento das tarifas.
Um novo protesto vai acontecer hoje em frente ao teatro municipal, o povo está fazendo sua parte, embora com uma participação singela (4.000 no último protesto) perto do número de pessoas que utilizam do transporte público, mas já é um começo. Agora, não podemos esquecer da força da oposição dentro da câmara, o povo deve se unir, mas tem que exigir da oposição uma parceria. As mudanças só acontecerão se houver uma movimentação grande, dentro do meio popular e político . Acredito que tanto um como o outro estão fazendo seu papel, embora esperava mais da oposição.
Não podemos desistir, devemos lutar por nossos direitos, cobrar aqueles que elegemos.
Cada geração tem a sua luta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário