segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Por que Cuba?


Cuba é sempre tratada nesse blog, e sempre como um bom exemplo. Não vou reforçar o que já foi dito, com dados ou números, mas ai vai uma explicação, sucinta, do porquê exaltar tanto a Ilha.
(Senti a necessidade de explicar essa admiração e as tantas referências...)
Cuba é um país pobre, que passa por muitas dificuldades, sempre variando qual, mas quase sempre graças a um mesmo motivo. Lá o acesso a internet não é como o nosso (e olha que não somos exemplo nisso), algumas “coisas” são proibidas, como a compra de carros e casas (nos dois casos o governo está fazendo mudanças), parte do governo é eleito pelo próprio partido, e só uma outra parte pelo voto popular. Há mais de 50 anos o país contou com o mesmo presidente, nosso comandante Fidel Castro, e agora seu sucessor (e irmão), Raúl.

Agora, algumas informações que nossa mídia e governantes “esquecem” de falar, como o excelente atendimento médico, a educação, que desde a pré-escola até a faculdade é bancada pelo governo, o acesso a cultura, casa, comida. A alta expectativa de vida e baixa mortalidade infantil (os menores índices do continente americano) e toda população alfabetizada... Pois bem, muitos não se contentariam com uma vida assim, alguns preferem ostentar com luxo e riqueza, outros se sentiriam melhor vivendo numa sociedade onde o direito de todos fosse preservado. O ruim não é ter, mas ter o que nem todos podem ter. A democracia, tão citada quando o tema é Cuba, também é exemplo. Mais uma vez eu lembro que democracia não é o simples direito a voto, mas direito a todo o resto que o Estado deveria oferecer, como saúde, comida, escola e etc. Democracia que não é questionada com tanto afinco aqui, mas deveria. Basta olhar para a invasão da PM na USP ou no Pinheirinho. Isso é democracia? Ou as chacinas que acontecem nas favelas e políticos assassinados sem explicação, são exemplos de democracia?  

Por isso a força para privar a Ilha de informações... E força maior ainda para nos privar de informações vindas de Cuba. O melhor, para os “donos da casa grande” é que continuemos com nossas ideias de colonizados de terceiro mundo, submissos e passivos a tudo que nos empurram. É interessante que continuemos nos contentando com celulares caros e roupas de grife, enquanto grande parte da população (aqui e no mundo) passa fome (sobre isso, o texto Falta comida eLouis Vuitton ). Que continue assim!

Cuba é um exemplo de superação, de patriotismo. É preciso mais que um governo para resistir a mais de 50 anos de bloqueio econômico. É preciso um povo unido, solidário, com ideal de justiça. É preciso um comandante que de fato se preocupe com seu povo e que lute, ao lado deles, por melhoras. Que se importe e acredite no país.
Um país que resiste, que luta contra a maior força imperialista da terra (mesmo ficando a poucos quilômetros de distância). País que foi para a guerrilha, que lutou por três anos contra as forças de um ditador. Pais que enfrenta constantes ataques de grupos organizados desde 59, país que encarou as tropas ianques em 61, e que teve como combatente, ao lado do exercito, o presidente Fidel Castro.
É isso que motiva e torna essa pequena ilha fonte de inspiração para muitos, que como eu, acreditam que um novo mundo é possível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário