sexta-feira, 22 de julho de 2011

Uma doutrina triunfante

Em entrevista, Antonio Candido, um dos principais intelectuais do país, explica sua concepção de socialismo. Uma visão menos “temática” e pontual e mais aplicada.
Aos 93 anos, quando questionado se era socialista, Candido afirma “Claro, inteiramente. Aliás, eu acho que o socialismo é uma doutrina totalmente triunfante no mundo.”
Segundo ele, o capitalismo e socialismo são “irmãos-gêmeos”, nasceram juntos na revolução industrial. “Os operários ingleses dormiam debaixo da máquina e eram acordados de madrugada com o chicote do contramestre. Isso era a indústria. Aí começou a aparecer o socialismo. Chamo de socialismo todas as tendências que dizem que o homem tem que caminhar para a igualdade e ele é o criador de riquezas e não pode ser explorado. Comunismo, socialismo democrático, anarquismo, solidarismo, cristianismo social, cooperativismo… tudo isso.”
Todas as conquistas dos trabalhadores são aplicações do socialismo. Por isso uma “doutrina triunfante” como fala Antonio Candido. Coisas hoje comuns, como as férias, 8 horas diárias, direitos conquistados pelas mulheres quando ficam grávidas... Tudo isso é conquista do pensamento socialista. Se dependesse do capitalismo dormiríamos nas fábricas e ganharíamos o suficiente pra não morrer de fome, tudo que foi criado para nos afastar dessa realidade é socialismo.
Ele diz que é indiferente o regime, se as diferenças forem sanadas o socialismo está se aplicando. Segundo ele, no Brasil: “Digo que o socialismo é uma doutrina triunfante porque suas reivindicações estão sendo cada vez mais adotadas.”
Por fim, abaixo um trecho da entrevista desse grande pensador, que aos seus 93 anos continua contribuindo, de um jeito ou de outro, para a justiça social, o socialismo. Para ler a entrevista na íntegra clique aqui.
Segue trecho:

“Acho que o mundo marcha para o socialismo. Não o socialismo acadêmico típico, a gente não sabe o que vai ser… o que é o socialismo? É o máximo de igualdade econômica. Por exemplo, sou um professor aposentado da Universidade de São Paulo e ganho muito bem, ganho provavelmente 50, 100 vezes mais que um trabalhador rural. Isso não pode. No dia em que, no Brasil, o trabalhador de enxada ganhar apenas 10 ou 15 vezes menos que o banqueiro, está bom, é o socialismo.
O socialismo é o cavalo de Troia dentro do capitalismo. Se você tira os rótulos e vê as realidades, vê como o socialismo humanizou o mundo. Em Cuba eu vi o socialismo mais próximo do socialismo. Cuba é uma coisa formidável, o mais próximo da justiça social. Não a Rússia, a China, o Camboja. No comunismo tem muito fanatismo, enquanto o socialismo democrático é moderado, é humano.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário