sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A América Latina e o papel do Brasil.

O papel do Brasil no fortalecimento da América Latina é de fundamental importância, como principal país latino americano, o Brasil tem o dever de assumir a frente nessa empreitada rumo à independência econômica e cultural da América Latina.
Na reunião da Cúpula Social do Mercosul o presidente Lula retratou bem esse papel do Brasil, algumas das falas do presidente:
"Um país como o Brasil tem que assumir a responsabilidade, como a maior economia desse continente, de criar as condições para os países menores economicamente se sentirem confortáveis na relação com o Brasil"
Isso não deve soar como bondade, como afirmou o presidente, é simplesmente uma compreensão de que precisamos nos unir para um objetivo maior.
O presidente também criticou a ALCA, onde os EUA queriam fazer acordos somente com o Brasil.
"A gente se perguntava, 'será que os Estados Unidos vão fazer com a América do Sul o que a União Européia fez com os países pobres, como Grécia, Espanha e Portugal? Eles vão pedir dinheiro para alavancar o desenvolvimento de infraestrutura? Ele vai ajudar no desenvolvimento tecnológico? Ele vai colocar dinheiro para tornar os países mais iguais?' Não", disse o presidente
Nessa nova fase o Brasil deve sim assumir essa responsabilidade, com muito cuidado, pois não queremos ser a nação imperialista dentro da América do Sul, mas o país que guiará nossos vizinhos nessa nova fase de amadurecimento. Contra o Imperialismo Norte-americano, e a favor da democracia, do livre comércio, da valorização cultural.
Esse assunto deve ser pauta das próximas discussões políticas. Nosso país está caminhando em ritmo acelerado, mas só conseguiremos ser um país que ofereça condições dignas para todos os brasileiros se nos preocuparmos com os paises a nossa volta.
Espero que nosso novo governo invista nessas novas conquistas e lute, cada vez mais, por uma América Latina unida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário