quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Wikileaks

E o Wikileaks está dando o que falar.... Todo mundo (e isso não foi uma expressão, é todo o mundo mesmo) está comentando o feito de Julian Assange, o australiano fundador do site.
O site já está a um tempo no ar (alguns anos) e vem publicando fotos, documentos e vídeos de fontes anônimas que vazam de empresas e governos.

Os últimos acontecimentos:
Em Outubro de 2010 o site publicou 40.000 documentos sobre a guerra no Iraque, falando de torturas contra os prisioneiros e ataques norte-americanos.
Isso já esquentou o clima mundial, e no final de novembro o site publicou telegramas secretos de embaixadas e do governo dos EUA. Dias depois, curiosamente, o governo sueco deu uma “notificação vermelha” a 188 países pedindo informações sobre o paradeiro de Assange, e mais curioso ainda, toda essa mobilização foi porque duas mulheres suecas o acusaram de violência sexual (ah ta... a gente acredita, pode deixar).
No dia 7 de dezembro (ontem) Assange se entregou a polícia de Londres e hoje é um preso político. Seria engraçado se não fosse trágico toda essa situação, a falta de liberdade de expressão, a fragilidade dos governos e o grande poder que essas informações detêm.
Isso tudo está acontecendo desse jeito, pois nossos vizinhos do Norte estão se sentindo prejudicados, a ferida está se abrindo cada vez mais, se isso acontecesse com a China, Cuba ou Rússia, por exemplo, Julian Assange estaria, automaticamente, indicado ao Nobel da Paz e estaria com a agenda cheia de entrevistas e palestras...

Nenhum comentário:

Postar um comentário