sexta-feira, 29 de abril de 2011

Alguma coisa está errada

Hoje no trem uma mulher começou a pregar suas crenças religiosas, nada contra, ela sentiu vontade de falar e falou, defendeu sua ideologia. No meio do seu sermão, que não concordo muito (mas isso não importa agora) ela disse que chegará um tempo que teremos dinheiro, mas não teremos comida. Tirando a parte religiosa do discurso e toda referencia com as 7 pragas, ela está certa, só um detalhe passou despercebido nessa frase, o Verbo.
“Chegará” deveria ser trocado por “chegou”. Nós já vivemos num tempo em que temos muito dinheiro e pouca comida. Nações ricas como o Brasil, recheado de riquezas naturais e de empresários multimilionários, ainda tem pessoas em condições precárias, passando fome. Como isso é possível? Com tanta terra, com tanta gente para produzir, como que hoje em dia ainda existem pessoas nessa situação?
Não serei injusto de não comentar o grande feito do nosso último presidente, agora continuado por Dilma, das milhares de famílias que saíram da pobreza e das próximas que saírão, mas isso não esconde a realidade, por mais que muitas saíram da situação, muitas ainda estão. E o que fazemos pra mudar isso? Alimentamos mais e mais um sistema que se fortalece dessas injustiças.
O tempo do dinheiro chegou, resta saber o que faremos com ele. Muitas pessoas dormem tranquilas em suas camas mesmo sabendo que outras dormem nas ruas. Nem sempre ter é o suficiente, às vezes, a certeza de que todos têm é melhor. Nem sempre o “ter muito” é bom, quando sabemos que outros não têm nada. As oportunidades são diferentes, não podemos julgar uma situação por um simples acaso do destino, se alguém está na rua é porque alguma coisa aconteceu. Se alguém passa fome, alguma coisa está errada. Se o mundo está se acabando em crise, o sistema é fraco. E sim, isso é da nossa conta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário