segunda-feira, 4 de junho de 2012

A pergunta chave para todo senso comum.


Ao estilo papagaio de pirata, tem gente que não cansa de repetir o que escuta ou assiste na grande mídia.
Não sei se em todos os lugares, mas aqui em São Paulo tenho a impressão de ter uma classe média que defende, com unhas e dentes, o título de detentora oficial do senso comum.
Que São Paulo tem um perfil mais reacionário, não é novidade. Aqui, estamos fechados à mudança, preservamos medos antigos e apoiamos valores que há tempos já não se encaixam mais à nossa sociedade.
Gosto de discussões, não fujo do debate, muito pelo contrário, acho que tudo isso acrescenta muito, mas nesse caso a questão é outra. Nessas situações, essas pessoas simplesmente repetem o que escutam, sem refletirem coisa alguma.
Quem nunca ouviu as frases: “político é tudo corrupto”, ou “esse bando de estudante maconheiro”? No meu caso, por razões obvias (basta ler meus textos) não faltam os comentários: “Como você pode gostar do Fidel Castro, aquele ditador” ou “Hugo Chaves é um maluco”, “Che Guevara era uma assassino” e por ai vai...
Aqui em São Paulo, especialmente, ouvir falar mal do Lula já virou rotina, a vantagem é que as “queixas” são sempre as mesmas, e para essas eu já tenho a resposta formada.
Dias desses, já irritado com essas repetições, fiz uma pergunta que talvez seja a chave para deixar de ouvir ou, simplesmente, para fazer com que essas pessoas pensem antes de falar. Resolvi perguntar: Por que?
As reações diante dessa pergunta foram as mais variadas.
Algumas pessoas travaram, não conseguiram falar mais nada. Outras tentaram justificar, mas sem sucesso. Algumas outras enchem o peito e soltam frases como “li na Veja” ou “passou no Jornal Nacional”, essas coisas. Para essas eu me permito não continuar, paro por ai mesmo e finjo que não escutei nada.
Mais uma vez, só pra enfatizar, o problema não é ter opinião divergente, o problema é repetir opiniões sem o menor conhecimento do fato, ao estilo papagaio de pirata...

Um trecho da música “Prioridades” de BNegão.

Osmose é como classifico quase que de vez em sempre o comportamento humano: o que quase todos fazem é o certo, o resto é pura viagem, ledo engano
Então é isso: living la vida tosca!
Nossa capacidade de enxergar a realidade será nosso passaporte de liberdade
Nosso maior inimigo somos nós mesmos
Reféns de nossa própria ignorância (ignorância da própria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário